CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

sábado, 11 de abril de 2009

Páscoa

Historicamente, a palavra Páscoa significa 'passagem', pois muito antes de ser considerada a festa da ressurreição de Jesus Cristo, Páscoa anunciava o fim do inverno e a chegada da primavera, onde os pastores faziam uma festa muito alegre, que marcava o renascimento da natureza após os meses de frio do inverno. Essa festa recebe o nome de Páscoa.

1 comentários:

JMTinoco disse...

Ponhamos as coisas no seu devido lugar. Páscoa significa efectivamente "PASSAGEM" e é a festa judaica que comemora a passagem do povo judaico do cativeiro do Egipto em direcção á terra prometida. O Cristianismo aproveitou o facto da morte e ressurreição de Cristo se ter dado na altura da festa judaica e adoptou a Páscoadando-lhe uma novo sentido. A passagem da era das trevas para a era da luz, a passagem da morte para vida com a Ressurreição de Jesus. As culturas pré-cristas e pagãs não tinham Páscoa tinham era outro tipo de festas que se comemoravam na mesma altura e comemoravam o equinócio da Primavera. Se não vejamos.
O ritual de NABIA aconteceria no quinto dia dos idos, e este quinto conta-se para trás, incluindo os dias do princípio e do fim da contagem, ou seja: o quinto dos idos de Abril é 9 de Abril.
Nesta inscrição, são dedicadas a várias Deidades - NABIA, JÚPITER, LIDA, entre Outras - algumas oferendas, o que poderá prender-se com uma celebração de fertilidade, verosimilmente típica da época, Abril, mês consagrado a VÉNUS, Deusa do Amor e da Fertilidade («Abril» vem de «Aprire», pois que «Abril» é o mês no qual a terra abre).

Os dias 7 e 8 de Abril foram celebrados pelos Germânicos antigos como datas da Easter, festa religiosa em honra de OSTARA, Deusa (saxã) da Primavera e da Lua.
Esta festividade saudava a chegada da Primavera à zona do norte da Europa, enquanto os Romanos, mais a sul, a celebravam no princípio de Março.

Se os Lusitanos e seus parentes indo-europeus da Ibéria vieram de uma região fria da Europa - Europa central, por exemplo - então faz todo o sentido que a celebração de NABIA fosse similar em essência à de OSTARA.
Portanto embora pareça não é bem a mesma coisa, embora por analogia possa ser facil confundir as coisas.