CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Recolha de Dadores de Medula Óssea

Realiza-se Sábado, dia 12 de Setembro entre as 9h e as 13h, uma recolha de dadores de Medula Óssea na antiga sede da Junta de Freguesia da Vila de Joane, na tentativa de encontrar alguém compatível com um doente portador de Leucemia residente nesta Vila.
Encontrar um dador de medula óssea compatível é uma tarefa muito difícil porque as pessoas são geneticamente muito diferentes. Para se tornar dador voluntário e poder ajudar alguém a continuar a sua luta pela vida é no entanto muito fácil: basta ter entre 18 a 45 anos, ser saudável, ter um peso superior a 50Kg e vontade de ajudar.
No dia da recolha, realizada pelo Centro de Histocompatibilidade do Norte, haverá lugar ao preenchimento de um inquérito com os seus dados pessoais, assim como a colheita de dois tubos de sangue. Não é necessário qualquer jejum, sendo apenas requerido o BI. O sangue servirá para apurar as características genéticas do dador, ficando inscrito numa base de dados mundial, aguardando o aparecimento de algum doente compatível, que necessite de transplante.
Contrariamente à doação de sangue, a doação de medula tem sido pouco divulgada na comunicação social, levando a um défice de dadores, que por receio ou desconhecimento, hesitam em aderir.
Contamos com todos para divulgar e incentivar este gesto altruísta, que embora simples, pode realmente salvar uma vida.
Ivânia Fernandes

1 comentários:

Paula Antunes disse...

Esta iniciativa é de grande nobreza. Espero que encontrem um dador compatível e que quem necessita consiga superar esta adversidade.