
Encontrar um dador de medula óssea compatível é uma tarefa muito difícil porque as pessoas são geneticamente muito diferentes. Para se tornar dador voluntário e poder ajudar alguém a continuar a sua luta pela vida é no entanto muito fácil: basta ter entre 18 a 45 anos, ser saudável, ter um peso superior a 50Kg e vontade de ajudar.
No dia da recolha, realizada pelo Centro de Histocompatibilidade do Norte, haverá lugar ao preenchimento de um inquérito com os seus dados pessoais, assim como a colheita de dois tubos de sangue. Não é necessário qualquer jejum, sendo apenas requerido o BI. O sangue servirá para apurar as características genéticas do dador, ficando inscrito numa base de dados mundial, aguardando o aparecimento de algum doente compatível, que necessite de transplante.
Contrariamente à doação de sangue, a doação de medula tem sido pouco divulgada na comunicação social, levando a um défice de dadores, que por receio ou desconhecimento, hesitam em aderir.
Contamos com todos para divulgar e incentivar este gesto altruísta, que embora simples, pode realmente salvar uma vida.
Ivânia Fernandes
1 comentários:
Esta iniciativa é de grande nobreza. Espero que encontrem um dador compatível e que quem necessita consiga superar esta adversidade.
Enviar um comentário