CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Beslan recorda tomada de reféns

Mais de três mil pessoas juntaram-se hoje no recinto da Escola Nº1 de Beslan, na Ossétia do Norte, para recordar as 335 vítimas do atentado terrorista que ocorreu entre 01 e 03 de Setembro de 2004.
O acto comemorativo começou às 08:30 horas locais (05:30 em Lisboa), quando delegações oficiais e simples cidadãos começaram a depor flores no local da tragédia.
No meio das ruínas do ginásio, onde estiveram sequestradas, por terroristas tchetchenos, cerca de 1.120 pessoas, foi instalado um crucifixo de três metros de altura, rodeado de cravos vermelhos. Nas paredes, em todo o perímetro, estão as fotos das vítimas, entre as quais de 186 crianças.
Feofan, bispo ortodoxo de Stavropol e Vladikavkaz, celebrou uma missa fúnebre pelas vítimas.
Segundo a versão oficial, o comando terrorista que atacou a Escola de Beslan manteve sequestradas 1.120 pessoas entre 01 e 03 de Setembro de 2004. Durante o assalto lançado por forças de segurança russas, foram resgatados 918 reféns, quase 800 pessoas ficaram feridas no tiroteio.
Trinta e um terroristas foram eliminados e o único capturado com vida, Nurpash Kuaev, foi condenado a prisão perpétua em 2006.
As autoridades russas consideram que os organizadores do assalto à escola foram Chamil Bassaev, um dos mais conhecidos comandantes da guerrilha tchetchena, e Aslan Maskhadov, ex-presidente separatista da Tchetchénia. Ambos foram abatidos pelas tropas russas em 2005 e 2006, respectivamente.

.
in DN

1 comentários:

Xana disse...

Passados 5 anos ainda tenho na memória imagens que teimam em reaparecer de quando em vez.