CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Doping nos Jogos Olímpicos

O primeiro grande escândalo de doping em Jogos Olímpicos foi protagonizado por Ben Johnson, em 1988, caso que o levou a perder o título de campeão dos 100 metros.
Mas desde o México 1968 que existem controlos antidopagem: o número de casos e o tipo de substâncias detectadas tem variado consoante a evolução dos métodos usados pelos batoteiros e das técnicas usadas para os apanhar.
O caso que mais me chocou foi ... MARION JONES
Marion Jones tornou-se um grande nome do atletismo feminino nos Jogos de Sydney ao conquistar três medalhas de ouro nos 100 metros, 200 metros e estafeta 4x100m, além de duas medalhas de bronze no salto em comprimento e na estafeta 4x400m.
Em Outubro de 2007, numa entrevista em que admitiu o uso de anabolizantes, após prestar depoimento, aceitou a pena de dois anos de suspensão que lhe foi imposta pelo Comité Olímpico dos Estados Unidos (USOC), devolveu as medalhas conquistadas em Sydney ao COI e anunciou o fim da sua carreira.
Em Dezembro de 2007, o COI retirou oficialmente as cinco medalhas de Marion Jones e baniu a atleta de competir nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008.
O presidente da IAAF (Federação Internacional de Atletismo), Lamine Diak, fez um comunicado afirmando:
“Marion Jones será sempre lembrada com uma das maiores fraudes da história do desporto.”

1 comentários:

Isabel Ferreira disse...

Sou adepta de desporto, não só futebol (gosto do meu FCP) ... Gosto de ténis, natação, basquetebol, voleibol, atletismo (em especial as provas rápidas - 100 mts, estafeta 4x100 mts, salto em altura, salto em comprimento e triplo salto) ... Deste modo, é normal que aprecie muito os Jogos Olímpicos.
Lembro-me dos Jogos de Sidney, onde se destacaram Ian Thorpe (Natação) e Marion Jones (Atletismo).
Espero que o Michael Phelps não venha à TV dizer o mesmo porque estive acordada até às 4:00 da manhã para assistir a algumas das suas finais!!!