CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

domingo, 31 de maio de 2009

Zoo Lisboa: 125º Aniversário

O National Geographic Channel Portugal estreia “A Criar a Natureza: Jardim Zoológico de Lisboa”, no Domingo, dia 31 de Maio, às 22h00 (com repetições nos dias 3 e 6 de Junho, às 23h15 e às 16h10, respectivamente).
Este documentário vem reforçar a aposta na estratégia de localização de conteúdos do canal, que teve início em 2006, e surge com o intuito de homenagear o Jardim Zoológico (JZ) e celebrar os 125 anos desta instituição. Em ‘A Criar Natureza: Jardim Zoológico de Lisboa’ o NGC conduz os telespectadores numa visita exclusiva de meia hora, dando a conhecer-lhes a história, a forma como a natureza é criada artificialmente e como é gerido o programa de conservação e reprodução de espécies em vias de extinção. Isto para além de divulgar o posicionamento didáctico do JZ – o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica e um dos mais antigos da Europa – e os projectos científicos internacionais em que está envolvido.
Neste documentário, o NGC pretende mostrar, quer do ponto de vista arquitectónico e da engenharia, quer do ponto de vista biológico, a forma como os seres humanos criam ambientes naturais artificialmente. Estes dois conceitos, natural e artificial, conjugam-se na perfeição na medida em que a ciência e os valores humanos se aliam para enfatizar a importância do delicado equilíbrio existente entre homens e natureza. Os cerca de 2000 animais pertencentes a cerca de 360 espécies que habitam no Jardim Zoológico vivem em espaços que se assemelham cada vez mais aos seus habitats naturais. É importante salientar que a principal missão do Jardim Zoológico é desenvolver um parque, tanto zoológico como botânico, como um centro de conservação, reprodução e reintrodução de espécies em vias de extinção, através da investigação científica e de programas de enriquecimento ambiental. Aliados a estes factores estão as vertentes pedagógica e lúdica.
.

0 comentários: