CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

sexta-feira, 22 de maio de 2009

"Você faz um péssimo jornalismo" Marinho Pinto

Em entrevista dada hoje à TVI, o Bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto, ao ser apelidado de “bufo” por Manuela Moura Guedes, respondeu violentamente à jornalista: “você não tem autoridade nenhuma para emitir juízos de valor acerca do que se passa na justiça”, e continuando no mesmo tom, acusou a jornalista de fazer um “péssimo jornalismo” que “viola sistematicamente o código deontológico”.
A entrevista não acabou sem Marinho Pinto afirmar que “se você me quiser fazer uma entrevista decente eu estarei disponível, mas esta estação devia ter aqui uma jornalista decente e não alguém que deturpa constantemente as regras do jornalismo”.

in DN

6 comentários:

Statu Quo disse...

Manuela Moura Guedes - “Acha bem dizer em praça pública que os advogados cometem crimes? (…) Está a enxovalhar a Ordem…”
Marinho Pinto - “O que está a fazer é manipulação!”
MMG - “Escreveu um artigo sobre o Freeport em que ataca a PJ…”
MP - “Porque utiliza o termo atacar e não criticar?”
MMG – “Foi visto como um frete político ao engenheiro Sócrates…”
MP – “Não me interessa. Não lhe devo nada, nem ele a mim. Deixe-me dizer-lhe uma coisa… Não pode dizer que faço fretes políticos. Olhe bem para mim nos olhos: nunca fiz fretes políticos!”
MP – “Estamos a criar uma sociedade de bufos…”
MMG – “Então o sr. é um bufo, ao vir para a praça pública denunciar advogados que cometem crimes?!”
MP – “Nós não varremos lixo para debaixo da mesa como fazem os jornalistas…”
MMG – “O sr. também não está a fazer muito pela sua classe…”
MP – “Você está aqui a fazer um julgamento disfarçado. Um péssimo jornalismo. Um espectáculo degradante para a informação e dá uma má imagem dos profissionais desta casa.”
“É uma vergonha. Não tenho a faca e o queijo na mão. Isso é ignorância sua.”
“Tinha vergonha de fazer o que você faz. O que você faz aqui todos os dias é violar o código deontológico. Duvido que o conheça! E quem a apoia aqui dentro devia ter vergonha.”

binyalovesbrown disse...

A questão é que a Manuela é a face mais representativa da podridão do jornalismo em Portugal, aquele que é feito com insinuações e juízos de valor. A resposta do Marinho, que não me pareceu pessoal mas antes feita em defesa do bom funcionamento do jornalismo (se calhar não deveria ter sido ele a aparecer, mas ao menos que tivesse havido alguém!), acumula muito tempo a encher o saco. Já que a ERC não faz nada, ao menos o Marinho fez. Dou-lhe os parabéns.

Ktrrt disse...

Finalmente alguém com coragem para por essa senhora na ordem. Tudo o que ele aqui diz é verdade. O telejornal apresentado por esta senhora é um uma autêntica palhaçada com o único objectivo de manipular a opinião pública. Um bem haja ao senhor Marinho Pinto que teve coragem para lhe dizer tudo o que ela precisava de ouvir e já à muito tempo.

Manuela Marques disse...

A Manuela Moura Guedes é uma excelente jornalista. Digo excelente, pq é das únicas, se não a única, com coragem de fazer as perguntas cujas respostas tds querem conhecer mas ng tem a ousadia de perguntar. É graças ao seu jornalismo audaz e CORRECTO que o jornal de 6 Feira é, sem dúvida alguma, fenomal.
A verdade é que com ela não existem entrevistas cujas perguntas são previamente seleccionadas pelos entrevistados: à semelhança dos outros canais, na tvi não existe um jornalismo que obedece a "censura".
É por tudo isto que o carrissimo senhor engenheiro (?) José Socrátes nunca lá apareceu.
Confesso que fiquei admirada qd vi que este senhor aceitou o convite, no entanto, fazendo uso das palavras dele próprio, a entrevista foi degradante pq ele partiu pro insulto quando as perguntas não lhe agradavem minimamente.


Há que acabar com a hipocrisia jornalistica em Portugal.
Viva Manuela M. Guedes!!

Gonçalo Matos disse...

O bastonário da ordem dos advogados é o novo fenómeno do youtube, já atingiu o 2 lugar dos mais vistos hoje no mundo do youtube e na TV nacional ninguém diz nada...

tinonetrombone disse...

Boa tarde!!!
Sem dúvida que a Manuela Moura Guedes já devia ter levado um ensinamento há mais tempo, mas muito sinceramente, nos dias de hoje com a podridão de políticos que temos em Portugal é bem preciso uma Manuela MG para falar mal deles.Digo mais, o Sr. Marinho Pinto é um desses Srs. podres do nosso país, senão vejam ou tentem pesquizar o passado dele.
A Manuela tem alturas de exagero sim e claro para quem conhece bem o Jornalismo ela não cumpre as regras dele, por isso já há muitos anos que lhe deviam ter apertado os calos, mas sinceramente neste momento deixem-na falar até às eleições para ver se ela consegue acordar alguns portugueses que ainda confiam no Sr. Ibero Socrates...

TT