CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Vasco Granja

Vasco Granja (1925 - 2009)
Divulgador de banda desenhada e do cinema de animação de Portugal que conduziu na RTP mais de mil programas dedicados à sua paixão, Vasco Granja morreu esta madrugada, em Cascais.
A divulgação da banda desenhada através da RTP
Em 1974 iniciou um novo programa de TV denominado "Cinema de Animação" na RTP, que viria a durar 16 anos, com mais de mil programas transmitidos. Nesses programas, dava a conhecer a animação de todo o mundo, desde aquela que era realizada nos países do leste da Europa, até à proveniente da América do Norte.
Pretendia, com o seu programa, divulgar, para além da própria animação, uma mensagem de paz, que considerava estar presente em muitos dos filmes da Europa de Leste que transmitia.
Na qualidade de amante e especialista deste tipo cinematográfico esteve presente nos júris de vários festivais internacionais da modalidade. Integra a equipa fundadora da revista francesa de crítica e ensaio de banda desenhada "Phénix" nos anos 60 e em Portugal a sua actividade de divulgação da banda desenhada desenvolve-se com o aparecimento da revista "Tintin" em Junho de 1968. Foi director da segunda série da revista "Spirou" na sua edição portuguesa.
Morreu aos 83 anos, no dia 4 de Maio de 2009, em Cascais.

.
in RTP

0 comentários: