CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

segunda-feira, 23 de junho de 2008

A Austrália descoberta pelos Portugueses...


"Para Além de Capricórnio", é o mais recente livro do jornalista australiano Peter Trickett, repórter de insvestigação especializado em temas de ciência e história.
"A história encontra-se recheada de surpresas: com demasiada frequência subestimamos as capacidades das pessoas que viveram em épocas passadas.(...) O mesmo se passa com a descoberta portuguesa da Austrália.
Os mapas que provam que os exploradores portugueses velejaram até e cartografaram as costas da Austrália 250 anos antes do capitão Cook estão à vista de todos (desde há séculos).
Num recôndito espaço de um antigo rancho em Los Angeles, hoje a Huntington Library, existe uma colecção de quinze mapas, conhecidos como Atlas Vallard, que representam o mundo conhecido até 1545. Em dois desses mapas estão marcados vários pontos geográficos da costa australiana em português.
Em Para Além de Capricórnio, Peter Trickett desafia as convictas certezas que atribuem a descoberta da Austrália e Nova Zelândia aos holandeses, a que se teria seguido o britânico James Cook.
Peter Trickett, autor deste fabuloso livro, acredita que o mapa desenhado por Cristóvão Mendonça, o navegador português que terá aportado em 1522, ao local conhecido por Botany Bay (Austrália).
Baseando-se em provas irrefutáveis como o mapa Vallard, nos artefactos portugueses encontrados ao longo das costas australianas e neozelandesas e na herança oral aborígene, Peter Trickett conta-nos uma história de espionagem, de vingança e de viagens secretas realizadas pelos portugueses para alcançar o fabuloso e riquíssimo império oriental da Rota das Especiarias e para descobrir a maravilhosa Ilha do Ouro, a ilha descrita por Marco Polo.

Obs.: Estou adorar ler este Livro!!!!

1 comentários:

Anónimo disse...

Já li este livro. É mesmo muito bom.