CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Eunice Kennedy Shriver

Eunice Kennedy Shriver
(10 Jul. 1921 – 11 Ago. 2009)

Eunice Shriver, uma das irmãs do ex-presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy e conhecida pela luta pelos direitos dos deficientes, faleceu aos 88 anos numa clínica de Cape Cod, nos Estados Unidos, depois de ter estado dez dias em estado crítico.
A fundadora dos Jogos Paralímpicos era uma das três irmãs ainda com vida de um total de nove do clã Kennedy, que já viu morrer JFK e Robert em atentados.
Shriver tinha cinco filhos com o seu marido, o activista democrata Robert Sargent Shriver. Uma delas é a jornalista Maria Shriver, que está casada com o actor e governador californiano Arnold Schwarzenegger. Apesar de democrata, nas eleições locais, Eunice apoio o genro republicano.
Respeitada em todo o mundo, Eunice Shriver recebeu, em 1984, a medalha da Liberdade, a mais alta distinção civil nos Estados Unidos.

1 comentários:

in Público disse...

“Ela era a luz das nossas vidas, uma mãe, mulher, avó, irmã e tia que nos ensinou com o seu exemplo e a sua paixão o que significa viver uma vida de fé, amor e serviço”, declarou a família Kennedy Shriver, em comunicado.
“Ela quis mudar o mundo e mudar-nos a nós, e fez tudo isso e muito mais. Ela fundou o movimento que se tornou nas Olimpíadas Especiais, o mais vasto movimento para a aceitação e inclusão das pessoas com deficiências intelectuais na história do mundo. O seu trabalho transformou a vida de centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, e elas são hoje o seu legado. E seremos eternamente honrados por partilhar a nossa mãe com as pessoas de boa vontade que acreditam, como ela acreditava, que não há limites para o espírito humano.”
A causa de Eunice, a crença nas capacidades das pessoas com deficiência mental, os seus ‘amigos especiais’, é celebrada a cada dois anos nas Olimpíadas Especiais, que ela lançou pela primeira vez em Chicago, em 1968. Em dois dias de provas, competiram mil atletas de 26 estados norte-americanos e Canadá.
“Na Roma Antiga, quando os gladiadores entravam na arena, proferiam estas palavras: ‘Que eu possa ganhar. Mas se não conseguir, que eu possa ser corajoso na tentativa’”, disse Eunice Shriver, na cerimónia de abertura.
Hoje, os Jogos Especiais contam com 3,1 milhões de participantes de 175 países - e o mesmo refrão.