CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Viana do Castelo: “cidade anti-touradas”

A maioria socialista na CM de Viana do Castelo, decidiu hoje não permitir a realização de qualquer espectáculo tauromáquico no espaço público ou privado do município, sempre que ele dependa de qualquer autorização a conceder pela autarquia.
A proposta de declaração de “cidade anti-touradas”, apresentada pelo autarca Defensor Moura, recolheu os votos contra da bancada social-democrata, por considerar que não compete ao executivo tomar este tipo de medida. O porta-voz da oposição, Carvalho Martins, afirmou que a decisão “não é correcta” porque, embora ele próprio não seja um aficionado da tauromaquia, é preciso “respeitar as pessoas que gostam do espectáculo”.
Para Moura, a medida faz todo o sentido por ir de encontro ao perfil de cidade saudável adoptado há mais de uma década, especialmente desde que o município integra as redes, portuguesa e europeia, de Cidades Saudáveis. Para além do respeito pelos direitos humanos, preservação do património natural e promoção dos valores ambientais, o executivo socialista considera que o espírito, de cidade moderna e progressista, deve estender-se ao respeito pelos direitos dos animais.
“A defesa dos direitos dos animais não é compatível com a realização de espectáculos de tortura, que provocam sofrimento injustificado”, afirmou o autarca.

.

1 comentários:

Anónimo disse...

Apesar de ter crescido a assistir e até a gostar de Touradas, penso que esta medida é uma mais-valia no sentido de se valorizar o valor pela vida.
Como podemos valorizar a vida humana se desprezamos a vida animal?