CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Google lança Google Ocean ...

A Google apresentou ontem o Ocean, uma ferramenta que permite navegar por fundos subaquáticos da Terra. O Ocean completa a oferta de produtos, como o Earth e o Sky, para uma melhor visualização e compreensão global do planeta.
O utilizador pode percorrer o fundo marinho em grafismo tridimensional, conhecer a temperatura do mar, ver as profundezas pelos olhos de animais, como uma baleia, olhar para vulcões subaquáticos, pesquisar informação sobre locais, vida marinha (e animais em extinção) ou até naufrágios - mas não está disponível informação sobre o Titanic. Na costa portuguesa há apenas alguns submarinos da II Guerra Mundial e pouco mais.
O lançamento foi mundial e o inglês predomina, naturalmente, com vídeos da National Geographic, BBC ou de Jacques Costeau.
Os conteúdos nacionais serão acrescentados posteriormente, explicou Inês Gonçalves, do marketing da filial portuguesa da Google, e estão à procura de parceiros. Fotografias e vídeos de utilizadores pessoais também podem ser integrados.
No total, são 20 "camadas" de informação sobrepostas para se obter um novo olhar sobre os oceanos.
O Ocean esteve dois anos em desenvolvimento e foi idealizado pela investigadora oceanográfica Silvia Earle, da National Geographic Society. Para funcionar, usa o Earth - aplicação cuja versão 5.0 foi também divulgada ontem - para "navegar" pelo solo da Terra, com zoom para uma maior definição de locais.
Em termos de inovações, a nova versão apresenta uma "máquina do tempo" para viajar pelas várias imagens de satélite guardadas ao longo dos anos, numa linha temporal de fácil uso. Para Portugal, as imagens vão até 1998, mas outras recuam no tempo até 1948.
.
in DN

0 comentários: