CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

domingo, 9 de março de 2008

Uma VIDA... Um grande LIVRO....

O POETA...

José María Heredia y Heredia foi o último poeta neoclássico e primeiro romântico de Cuba.
Considerado por muitos o maior ícone da poesia da América Latina, foi o primeiro poeta a mostrar através da sua obra, a existência de uma consciência patriótica (neste época uma Cuba subjugada pelo poder colonialista Espanhol)

José María Heredia y Heredia nasceu em Santiago de Cuba em 31 de Dezembro de 1803. Começou os seus estudos em Direito, na cidade de Havana, terminando a carreira na Cidade do México.
Morreu no exílio a 7 de Maio de 1939, na Cidade do México.

O LIVRO...

Leonardo Padura, em “O Romance da Minha Vida”, estabelece um paralelismo interessante entre a vida do jovem cubano, Fernando Terry, exilado pelo regime de Fidel Castro em Espanha, e a vida daquele que foi considerado o primeiro poeta originário (autóctone) da ilha de Cuba, José María Heredia.
A autobiografia desaparecida do poeta, é o elo de ligação entre a vida de José María Heredia e Fernando Terry, na qual este dedica a sua tese de doutoramento.
No decorrer do romance, verificamos que independentemente da época em que vivem as personagens, o que condiciona as vidas delas é precisamente o facto de durante a história os factos e acontecimentos políticos se repetirem.
Tirando partido de um indulto temporário, Fernando Terry de passagem por Cuba, terá oportunidade de esclarecer todas as dúvidas relativas á sua vida, assim, como a tentativa de procurar e de encontrar precisamente um manuscrito que tem por título, "O Romance da Minha Vida", que é nada mais, que a autobiografia de José María Herédia.
Leonardo Padura, com mestria, acrecenta para além destas duas histórias, uma terceira que serve de fio condutor e de ligação. Acrescenta-lhe a vida do descendente do poeta, José de Jesus de Heredia, que tem a incumbência de guardar o manuscrito do seu pai, usando para o efeito, a sociedade secreta da maçonaria Cubana.

“É o meu romance mais ambicioso.”
Leonardo Padura
"O Romance da Minha Vida" confirma o papel de porta-voz essencial da sociedade que o romance assume na América Latina.”
ABC

Henrique Ferreira

0 comentários: