CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

sábado, 25 de outubro de 2008

O meu Caderno Diário ...

Quando eu andava na Escola Primária (era assim que se dizia naquele tempo...), não havia cadernos da Barbie, da Pucca, das Princesas Disney, dos Morangos com Açúcar, ... Os meus cadernos diários eram iguais ou parecidos com o da imagem e tinham uma particularidade, na contracapa encontrávamos sempre uma pequena história que era também uma lição de moral, senão vejamos ...
.
O Rei dos Coelhos
Era tempo de caça, e todos os coelhos viviam em sobressalto porque os caçadores, tiro daqui, tiro dali, os assustavam constantemente. Volta-e-meia, enquanto dormiam na toca, que é a sua casa, embora pobrezinha e sem conforto, lá vinham os cães acordá-los, obrigando-os a fugir como loucos porque já os tiros lhes passavam tão perto que, até sentiam o cheiro da pólvora que os incomodava, e um ou outro grãozinho de chumbo que, por vezes, lhes furava as orelhas …
Isto não pode continuar assim – disse, um dia, o Rei dos Coelhos numa assembleia em que, convocados por ele, se reuniam mais de mil bichos da sua raça! Vamos a virar o feitiço contra o feiticeiro, que é um modo de dizer que eram horas de dar caça a quem os caçava.
E o rei, ao ver que nenhum dos seus súbditos tinha sequer coragem de falar, resolveu ele próprio a questão:
Enquanto um homem dormia, debaixo de uma árvore, após o almoço, roubou-lhe um bacamarte que tinha junto dele. Mais adiante, avistou dois caçadores, de espingarda ao ombro e, logo lhes apontou a arma, mas … coragem de disparar é que não teve! Preferiu chamá-los de parte, dizendo-lhes à boa paz:
- Em meu nome e dos meus irmãos mais velhos, venho pedir-vos que não mateis, ao menos, os nossos filhos pequeninos! Deixai-os crescer e gozar um pouco da vida livre por estes montes!
Concordaram os dois caçadores e, cheios de comoção, pelas palavras do Rei dos Coelhos, deixaram-no também ir em liberdade.
Moralidade:
É sempre assim que se faz:
- Resolver sem luta o que se pode fazer em paz.

1 comentários:

Isabel Ferreira disse...

Ainda me lembro de pegar numa folha de papel vegetal e copiar a imagem deste coelho com o lápis e depois era só colorir ...
Lembre-se que naquela altura não havia o Google para tirarmos imagens para os nossos filhos colorirem!