CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Anos 30 servem de modelo ...

Os americanos estão surpreendidos com o seu presente. Daí olharem para o passado. O sucesso inicial de Obama foi escrito em páginas cor-de-rosa. Jovem, bem parecido: “Ele é o novo Kennedy”, confirmou uma dos clã, a filha de JFK. Mas agora os tempos não estão para glamour - a herança de Bush não é a mesma de Eisenhower. Não há prosperidade para gerir, há crise. A comparação é com a América da Depressão. Ontem, o jornal The Philadelphia Inquirer fez uma espécie de “Você Sabia?...” toda dedicada a esses terríveis anos:
“Qual destes símbolos de Nova Iorque foi construído nos anos 30:
a) Empire State Building? b) O prédio Chrysler? c) A Praça Rockfeller?”
Resposta certa: todos. E lembrou que o hino americano (1931) e a Branca de Neve (1937), de Walt Disney, são da mesma década.
Mensagem: os maus anos também são de construir, criar, unir e encantar. Ontem, o jornal apoiou Obama. O editorial abriu a lembrar a Grande Depressão e, depois, referiu o que melhor traz Obama: esperança. Afinal, Obama é parecido é com Tom Joad, que em As Vinhas da Ira levava a família para o sonho da Califórnia. O livro foi escrito por Steinbeck. Em 1939.
.

1 comentários:

Isabel Ferreira disse...

Em estágio tive uma aula assistida de Português com um texto de John Steinbeck - The Pearl (A Pérola) - foi, a meu ver, a minha melhor aula de sempre! Porquê? Porque adoro Steinbeck e quando gostamos muito de algo é sempre mais fácil passar a mensagem e, por conseguinte, a emoção nela contida.
Parece que foi ontem ... que saudades daquele 8ºF ...
Mário, Pedro, Natacha, Rita Brás, João Brás, Rosália, Ana Rita, ...