CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A melhor cara em campo

Em jogos de "o importante é passar, o resto logo se vê" (em língua mais sucinta diz-se play-off), gosto de estudar a táctica. E esta vê- -se quando se canta o hino, as câmaras se aproximam e as caras dos jogadores se expõem à análise. Ontem, vi logo que a táctica era a adequada para um campo trabalhado pelo único tractor jugoslavo que, na região de Zenica, ainda funciona depois da guerra civil.
A cara do guarda-redes Eduardo, sulcada por alfaias agrícolas, tranquilizou-me - ele jogava em casa. Em desafios destes é conveniente não levar jogadores que frequentem as produções fotográficas. Eduardo, além do visual certo, tem também voz. Não que se ouvisse, era impossível: à volta, era um coro de 20 mil assobios. Nessas circunstâncias, não conta o timbre, as cordas vocais não se exprimem por som mas intumescendo o pescoço (que ainda fica com mais socalcos). Não se ouvia, mas percebíamos todos, sobretudo os segundos mais interessados, os bosníacos, o que Eduardo dizia: "Às armas! Às armas!" Os primeiros mais interessados, os jogadores portugueses, espero que tenham ouvido aqueles arreganhos no vestuário (haja alguém que na selecção fale assim; o professor, duvido). E foi assim que, ainda nem o árbitro apitara, eu já sabia que tínhamos dobrado o cabo da Boa Esperança.
.

1 comentários:

The DRAGON disse...

Só por curiosidade...
De que GRANDE Clube são os jogadores que marcaram os golos que colocaram a Selecção Portuguesa no Mundial da África do Sul?
Nada mais tenho a dizer...