CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

15 anos de prisão por causa de vídeo do YouTube ...

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos condenou ontem um homem a 15 anos de prisão, após este ter publicado no YouTube um vídeo onde explicava como transformar o controlo remoto de um carro telecomandado num detonador de bombas. Ahmed Mohamed, de 27 anos, foi considerado culpado por fornecer “material de apoio” para terroristas.
O vídeo, de doze minutos e com dobragem em árabe, foi publicado em Julho de 2007 e só saiu da web mais de um ano depois, quando as autoridades da Florida do Sul descobriram o trabalho, durante buscas no computador do estudante de origem egípcia. No aparelho encontravam-se ainda vídeos sobre como usar esses dispositivos para destruir carros militares dos Estados Unidos.
Na mesma altura, Ahmed foi detido após a polícia ter encontrado no seu carro materiais explosivos. O caso foi posteriormente investigado pelo FBI, a quem o jovem confirmou ter publicado o conteúdo no YouTube com o objectivo de “ensinar mártires e suicidas a defenderem-se, para que pudessem continuar a luta contra os invasores”.
.
in Expresso

1 comentários:

Anónimo disse...

Vivemos num mundo bem diferente daquele em que tive oportunidade de crescer.
Não é por nada que a revista norte-americana Time (edição de 13 de Novembro de 2006) elegeu o YouTube como “A melhor invenção do ano” por, entre outros motivos, “criar uma nova forma para milhões de pessoas se entreterem, se educarem e se chocarem de uma maneira nunca antes vista”.
Pois é ... mas o que ninguém esperava naquela altura era que fosse utilizado para fins "menos próprios" e esses têm mesmo de ser punidos!