Spencer Elden gostava de ter sido jovem nos anos 90 e está habituado a ver-se em T-shirts e posters...
Duzentos dólares, um disco de platina de recordação e um urso de peluche. E uma série de encontros imediatos com a sua imagem em T-shirts, posters e decorações de lojas de discos. Estas são as recompensas que Spencer Elden recebeu por ter sido fotografado em todo o esplendor da sua nudez pueril para a capa de um dos álbuns mais importantes do rock: Nevermind, dos Nirvana, em 1991. “Sou só um miúdo normal, a viver a vida e a fazer o melhor enquanto cá estou”, disse numa entrevista à National Public Radio (NPR) norte-americana. “Muito poucas pessoas no mundo viram o meu pénis. Por isso, de certa maneira, é fixe [ser o miúdo nu que persegue uma nota de dólar presa num anzol na capa do álbum de Smells Like Teen Spirit, Come as You Are ou Lithium]”.
Hoje, todo ele cheira a teen spirit, farto do liceu e com rebeldias suficientes para o levar ao internato num colégio militar por motivos que os pais não revelam. Ficaria Kurt Cobain orgulhoso do seu rapaz de capa? Está saturado da escola, do come as you are do liceu, como disse à NPR. “As mesmas pessoas, os mesmos professores... Ir até ao cacifo, preocupar-me com raparigas estúpidas... Quero fazer algo produtivo e não preocupar-me com a entrega do meu trabalho de casa de Matemática. Quero fazer alguma coisa, quero viajar.”
Spencer Elden vive em Los Angeles e a sua entrada na Wikipédia versa sobre o que fez quando nem um ano tinha, flutuando numa piscina no complexo de Rose Bowl, na Califórnia. Os pais eram amigos do fotógrafo Kirk Weddle, que trabalhava na capa para o segundo álbum dos Nirvana. O pai, Rick, recorda como Weddle o convidou: “Rick, queres fazer 200 dólares e atirar o teu puto à água? Estou a fotografar miúdos esta semana, porque é que não apareces no Rose Bowl?”. “Foi uma grande festa na piscina e ninguém tinha ideia do que se passava”, relembra Rick Elden. A família só percebeu quando, três meses depois, guiava em Sunset Boulevard e viu o filho num gigantesco cartaz.
Numa entrevista em 1994, Kurt Cobain e a mulher, Courtney Love, disseram querer convidar Spencer para jantar quando ele fosse mais velho. Mas a 8 de Abril Kurt Cobain foi encontrado morto em Seattle. Plano eternamente adiado. Oh well, whatever, nevermind.
.