CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

sábado, 10 de maio de 2008

Birmânia: Ciclone "Nargis"

No passado dia 3 de Maio, o Ciclone Nargis, com ventos de mais de 190 km/h, atingiu o delta do rio Irrawaddy, inundando e arrasando povoações, danificando milhares de casas e provocando uma devastação sem precedentes.
As autoridades declararam como zonas de calamidade cinco estados e divisões administrativas (Rangum, Ayeyarwady, Bago, Mon e Kayin). A população das áreas afectadas é de cerca de 24 milhões de pessoas. O governo militar decretou o Estado de Emergência e solicitou a ajuda internacional.
As necessidades mais prementes incluem oleados, pastilhas de purificação da água, utensílios de cozinha, redes mosquiteiras, kits de saúde de emergência e alimentos.
A UNICEF está a trabalhar com parceiros e com o governo para adquirir e distribuir mais medicamentos essenciais e outros artigos de emergência. Está também a trabalhar na recuperação de serviços de água e saneamento; na criação de espaços temporários de aprendizagem; na criação de espaços para milhares de crianças que precisam de protecção e tratamento, e no apoio para a identificação e reunificação de crianças separadas das suas famílias.
(...)
As mulheres e crianças constituem mais de 60 por cento da população de Myanmar, sendo o grupo mais afectado por este desastre. As crianças têm menos capacidade física para se defender de tamanhas forças da natureza e são altamente vulneráveis aos perigos que se seguem às catástrofes.
A UNICEF trabalha no país desde 1950 e tem actualmente 131 funcionários repartidos por nove escritórios de região e uma sede em Rangum. A UNICEF vai reforçar o número de técnicos e as quantidades de bens disponíveis no terreno nos próximos dias.
.

0 comentários: