CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

domingo, 3 de janeiro de 2010

Harry Potter é o herói da década

Um jovem feiticeiro, os seus amigos e as aventuras num colégio interno com artes mágicas e seres fantásticos à mistura. Harry Potter, a personagem criada por J. K. Rowling, é o herói da literatura da década. É difícil dizer ao certo quantos livros de Harry Potter já foram vendidos - provavelmente mais de 500 milhões em todo o mundo e em cerca de 70 idiomas. No momento em que se fazem os balanços da década, quatro dos sete livros da série aparecem entre os mais vendidos no Reino Unido e nos Estados Unidos - e o resto do mundo segue a tendência.
O sucesso de Harry Potter começou em 1997 com a publicação do primeiro livro, A Pedra Filosofal - a crítica gostou e o livro entrou directamente para as tabelas dos mais vendidos, concorrendo directamente com os títulos para adultos. A série teve tal impacto, quer em nome próprio quer influenciando uma série de novos autores, que, no ano 2000, o jornal The New York Times criou uma lista separada para os bestsellers de literatura infanto-juvenil.
A cada nova edição bateram-se recordes de vendas. Foi com Harry Potter que se iniciou a moda dos lançamentos globais, com as livrarias abertas à meia-noite e filas intermináveis de miúdos que começam a ler os livros antes mesmos de chegarem à caixa para pagar. Nos Estados Unidos, O Globo de Fogo teve uma primeira edição de 3,8 milhões de cópias. Um recorde que foi batido com A Ordem de Fénix que teve 8,5 milhões de cópias e que foi novamente superado com O Príncipe Misterioso e as suas 10,8 milhões de cópias - das quais 6,9 foram vendidas em apenas 24 horas. A primeira tiragem de As Relíquias da Morte, nos EUA, foi de 12 milhões de cópias. E, embora o último livro tenha sido publicado em 2007, o fenómeno continua no cinema.
Se olharmos com a atenção para as listas dos livros mais vendidos da década publicadas pelo The Guardian e pelo USA Today, que podemos cruzar com as listagens da Amazon (americana e inglesa), encontramos em todas elas três nomes dominantes:

J.K. Rowling, Dan Brown e Stephenie Meyer.

0 comentários: