CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

domingo, 18 de outubro de 2009

Universidade de COIMBRA

A Universidade de Coimbra, sediada na cidade de Coimbra, é a mais antiga universidade portuguesa.
A instituição, uma das maiores do país, remonta ao século seguinte ao da própria fundação da nação portuguesa, dado que foi criada no século XIII, em 1290, mais especificamente a 1 de Março, quando foi assinado em Leiria, por D. Dinis, o documento Scientiae thesaurus mirabilis, que criou a própria Universidade e pediu ao Papa a confirmação.
A bula do Papa Nicolau IV, datada de 9 de Agosto de 1290, reconheceu o Estudo Geral, com as faculdades de Artes, Direito Canónico, Direito Civil e Medicina. Teologia foi reservada aos conventos Dominicanos e Franciscanos.
A universidade, inicialmente instalada na zona do actual Largo do Carmo,em Lisboa, foi transferida para Coimbra, para o Paço Real da Alcáçova, em 1308.
Em 1338 voltou para Lisboa, onde permaneceu até 1354, ano em que regressou para Coimbra. Ficou nesta cidade até 1377 e voltou de novo para Lisboa neste ano.
Até 1537 permaneceu em Lisboa, data em que foi transferida definitivamente para Coimbra, por ordem de D. João III.
A Universidade recebeu os seus primeiros estatutos em 1309, com o nome Charta magna privilegiorum.
.
O prestígio de uma Universidade é a principal razão que leva os alunos a escolherem a Universidade onde pretendem frequentar o ensino superior.
Universidades como HARVARD, OXFORD, CAMBRIDGE, BERKELEY, YALE, ... atraem milhares de estudantes do mundo inteiro.
Em Portugal não há dúvidas, a Universidade mais prestigiada é, sem margem para dúvidas, a Universidade de Coimbra.
“Universidade de Coimbra sobe no ranking do The Times e continua a ser a única universidade portuguesa entre as 400 melhores universidades mundiais.”
A minha sobrinha entrou por mérito próprio na Universidade mais prestigiada do país - Universidade de Coimbra - Aproveita Rita e faz ver a todos os cépticos que a "chama" que te fez lutar 12 anos por um objectivo continua "acesa". Temos muito ORGULHO de TI!

2 comentários:

Ritinha disse...

obrigada tia!
eu prometo que vou tentar :D

UC disse...

A University of COIMBRA está em 366º lugar - exequo com a WASHINGTON STATE University