CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

segunda-feira, 30 de março de 2009

Susanna Tamaro|Vai aonde te leva o Coração

“A infância e a velhice são muito semelhantes. Em ambos os casos por motivos diferentes, é-se bastante inerme. Ainda não - ou já não - se toma parte activa na vida e isso permite uma sensibilidade sem esquemas, aberta.”
“Deve ser assim, disse então para comigo, quando se é jovem, é-se carnívoro, e quando se é velho, herbívoro.”
“O que me impressionava não era bem a promiscuidade, mas o grande empobrecimento dos sentimentos. Com o fim das proibições e da unicidade da pessoa, desaparecera também a paixão. A Ilaria e as amigas pareciam-me daquelas pessoas que, muito constipadas, são convidadas para um banquete e que, por educação, comem tudo o que lhes é oferecido sem o saborearem: para elas, as cenouras, o assado e os coscorões tinham o mesmo sabor.”
“Ainda não há muito tempo, li, já não sei onde, esta máxima dos Índios da América: «Antes de julgares uma pessoa, caminha durante três luas com os seus mocassins». Agradou-me tanto que, para não me esquecer, copiei-a para o bloco que está ao pé do telefone.”
“E quando à tua frente se abrirem muitas estradas e não souberes a que hás-de escolher, não te metas por uma ao acaso, senta-te e espera. Respira com a mesma profundidade confiante com que respiraste no dia em que vieste ao mundo, e sem deixares que nada te distraia, espera e volta a esperar. Fica quieta, em silêncio e ouve o teu coração. Quando ele te falar, levanta-te e vai para onde ele te levar.”
.
in Vai aonde te leva o Coração

2 comentários:

Isabel Ferreira disse...

"La vita ogni tanto è una fiaba che merita un lieto fine."
Susanna Tamaro
(Tr. Às vezes a vida é um conto de fadas, que merece um final feliz.)

Magali disse...

Talvez estejamos perante o Livro que marcou a grande viragem na minha vida.