CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

quarta-feira, 4 de março de 2009

Matemática ao longo dos últimos 60 anos ...

Na semana passada comprei um produto que custou 1,58€. Dei à balconista 2,00€ e tirei do porta-moedas mais 8 cêntimos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou no dinheiro e ficou a olhar para a máquina registadora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 cêntimos de troco, mas ela não se convenceu e chamou um colega para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o colega tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
Porque razão estou a contar isto?

Porque me apercebi da evolução do ensino da matemática desde 1950, que foi assim:
.
Ensino da Matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por €100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda.
Qual é o lucro?
.
Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por €100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou €80,00.
Qual é o lucro?
.
Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por €100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é €80,00.
Qual é o lucro?
.
Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por €100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é €80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )€20,00 ( )€40,00 ( )€60,00 ( )€80,00 ( )€100,00
.
Ensino de matemática em 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por €100,00.
O custo de produção desse carro de lenha é €80,00.
O lucro é de €20,00.
Está certo?
( )SIM ( )NÃO
.
Ensino de matemática em 2008:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por €100,00.
O custo de produção é € 80,00.
Se você souber ler coloque um X no €20,00.
( )€20,00 ( )€40,00 ( )€60,00 ( )€80,00 ( )€100,00

4 comentários:

Anónimo disse...

DISCORDO TOTALMENTE!!1
MESMO TRATANDO-SE DE UMA ANDEDOTA (E ADMITO Q TENHO BASTANTE SENTIDO DE HUMOR), ACHO ALTAMENTE REPROVAVEL A PUBLICAÇÃO DE TAL COISA.

Isabel Ferreira disse...

"A palavra HUMOR deriva do latim "humore" e digamos que é uma forma de entretenimento e de comunicação humana, para fazer com que as pessoas se riam e se sintam felizes."

O Post em questão está incluido na categoria "Humor"

p.s. O professor Sandro esqueceu-se de desactivar o "Caps Lock" ;)

Anónimo disse...

EU CONHEÇO MUITO BEM O SIGNIFICADO DA PALAVRA HUMOR, NÃO ME CONSIDERO IGNORANTE, POR ISSO COMENTEI O POST, ACHO QUE É UM INSULTO A TODOS OS QUE ESTUDAM OU ENSINAM A MAIS BELA DAS CIÊNCIAS - A MATEMÁTICA-, TAL COMO É O MEU CASO.

NÃO SEI SE CONHECE, MAS ACHO QUE SE APLICA à SITUAÇÃO : "A MINHA LIBERDADE TERMINA ONDE COMEÇA A LIBERDADE DO OUTRO.". ESTÁ A ULTRAPASSAR LARGAMENTE A "BARREIRA" DA SUA LIBERDADE.

CUMPRIMENTOS


P.S.: NÃO ME ESQUECI, DE MODO ALGUM, DE DESACTIVAR O "CAPS LOCK", MAS SEGUNDO AS "REGRAS DE ETIQUETA" INTERNAUTICAS, ESCREVER EM MAIÚSCULOS, DEMONSTRA A REPULSA POR ALGO.

Isabel Ferreira disse...

"A nossa liberdade termina onde começa a liberdade dos outros."

Conheço perfeitamente e NUNCA pensei que com este Post estaria a pôr em questão estas palavras sábias pois faço delas um princípio que há muito adoptei no meu modo de vida.

p.s. Fica aqui o seu parecer, contudo, devo asseverar que também o Professor Sandro ultrapassou a barreira das sua liberdade quando se viu no direito de escrever propositadamente em "Caps Lock" que também significa falta de respeito pela opinião dos outros... Outro direito que todos temos. Bem haja!