CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Carlos Paião

Carlos Paião (01 Nov. 1957 - 26 Ago. 1988)
.
Nasceu em Coimbra e passou a sua infância e juventude entre Ílhavo (terra natal dos pais) e Lisboa. Licenciou-se em Medicina pela Universidade de Lisboa (1983), acabando por se dedicar única e exclusivamente à música.
Desde muito cedo demonstrou ser um compositor prolífico, sendo que no ano de 1978 Carlos Paião tinha já escritas mais de duzentas canções.
Em 1981 decide enviar algumas delas ao Festival RTP da Canção, numa altura em que este certame representava uma plataforma para o sucesso no mundo da música portuguesa. Play-Back ganhou o Festival RTP da Canção de 1981 com a esmagadora pontuação de 203 pontos, deixando para trás concorrentes tão fortes como as Doce. No mesmo ano, Carlos Paião editou outro single de sucesso que mantém a sua popularidade até hoje: Pó de Arroz.
Em Hermanias (1984), Carlos Paião compôs a totalidade das músicas e letras de Serafim Saudade, uma caricatura criada por Herman José, já então uma das figuras mais populares da televisão portuguesa.
A 26 de Agosto de 1988, a caminho de um espectáculo em Leiria, morre num violento acidente de automóvel, na antiga estrada EN1, actual IC2. Nesta altura, estava a preparar um novo álbum intitulado Intervalo, que acabou por ser editado em Setembro desse ano, e cujo tema de maior sucesso foi Quando as nuvens chorarem.
Foi há 20 anos!

0 comentários: