CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Agatha Christie deixou para trás 27 pistas ...

Mais de 30 anos depois da sua morte, Agatha Christie, a escritora que engendrava os mistérios mais mirabolantes para Miss Marple e Poirot desvendarem, deixou para trás uma pista... ou melhor, 27 pistas. Um conjunto de gravações esquecidas há mais de 40 anos em que Agatha Christie fala da sua vida, da sua escrita e das personagens que criava.
As quase 14 horas de monólogo, gravadas nos anos 60, estavam guardadas num armário, dentro de uma velha caixa e foram encontradas pelo único neto, Mathew Prichard, enquanto fazia as limpezas de verão na casa da avó, em Devon, Reino Unido.
“Estou emocionado com a descoberta, e do ponto de vista familiar estou mais do que feliz por poder ouvir de novo a voz da minha avó como se fosse ontem”, revelou Prichard, citado pelo Times online ...
As gravações feitas pela “Rainha do Crime” são sobre as viagens que fez ao Médio Oriente, a lua-de-mel com o segundo marido, Max Mallowan, e a razão pela qual não queria que Miss Marple e Poirot se encontrassem.
“As pessoas não param de me escrever a sugerirem que Miss Marple e Hercule Poirot deviam encontrar-se, mas porquê? Tenho a certeza que eles não iriam de todo gostar de se conhecer”, revela a escritora.
Graças às gravações descobrimos que a personagem de Miss Marple é inspirada na avó de Agatha e que ambas têm em comum a inteligência: “Apesar de ser uma pessoa alegre, esperava sempre o pior de tudo e de todos e, com uma perspicácia quase assustadora, acabava sempre por estar certa”.
Sobre Hercule Poirot, a escritora considera que é “um completo egoísta que não gostava de ser ensinado nem chamado a atenção ou que lhe fizessem sugestões, especialmente por uma velha senhora”.
Por desvendar fica o derradeiro mistério da vida de Agatha Christie. Em 1926 abandonou o carro na estrada e desapareceu durante 12 dias. A polícia organizou buscas para a encontrar mas sem resultado. Agatha Christie assumiu a identidade de miss Neele, o nome da amante do marido, e esteve todo o tempo em Harrogate, no Yorkshire, a fazer compras e a divertir-se enquanto o seu desaparecimento fazia temer o pior.
Christie escreveu mais de 80 romances policiais e, segundo o Times online, apenas a Bíblia e Shakespeare venderam mais do que ela no Reino Unido, que atingiu a impressionante soma de quatro mil milhões de cópias.
.

0 comentários: